Terezinha Domiciano defende a derrubada dos 'muros' entre a UFPB e a sociedade
A reitora também anunciou que esse objetivo será uma das diretrizes de sua gestão na UFPB
Por Henrique Duarte19 NOV - 12H18
A nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, destacou seu compromisso em "derrubar os muros" entre a universidade e a sociedade. durante entrevista ao jornalista Heron Cid, no Programa HoraH, da TV Manaíra, na noite dessa segunda-feira (18), ela explicou que a interação com a comunidade deve ser constante e enfatizou as mudanças que implementou no Campus Bananeiras, onde procurou aproximar a universidade da sociedade ao promover projetos de interesse comunitário. Terezinha também anunciou que esse objetivo será uma das diretrizes de sua gestão na UFPB, com foco na ampliação da colaboração entre universidade e sociedade, visando o reconhecimento e a valorização dos profissionais da instituição.
A reitora reafirmou seu compromisso de não cortar bolsas estudantis, uma medida adotada pela gestão anterior de Valdiney Gouveia. Ela garantiu que, ao contrário, pretende ampliar o acesso dos alunos em situação de vulnerabilidade social aos benefícios da universidade, como bolsas, residência universitária e restaurante universitário. Terezinha compartilhou histórias de pais de alunos, que em situações de desespero, pedem ajuda para garantir condições mínimas para seus filhos permanecerem na UFPB.
Em relação aos servidores públicos, Terezinha Domiciano se manifestou contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a contratação de servidores pela CLT, sem estabilidade. A reitora, que possui mais de 33 anos de experiência na universidade, destacou o esforço contínuo dos docentes para alcançar a ascensão na carreira, como a elaboração de relatórios semestrais e a aprovação em várias instâncias. Para ela, a estabilidade no serviço público é essencial e ela continuará defendendo os direitos dos servidores em todos os espaços possíveis.
A nova gestão da UFPB também visa implementar um planejamento estratégico focado em aumentar os indicadores de interação entre a universidade e a sociedade. A reitora acredita que a universidade possui um grande potencial, com excelentes profissionais em diversas áreas, cujos trabalhos ainda precisam ser mais reconhecidos pela comunidade externa.